Aprenda a Desenvolver um Curso Online: Planeamento, Execução e Vendas

Já pensou em criar, desenvolver e lançar um curso online? Já deve ter percebido que muita gente está a ganhar dinheiro ensinando outras pessoas à distância. Está na hora de começar o seu projeto de e-learning e começar a ganhar dinheiro também!

Antes de iniciarmos o artigo sobre o Curso Online, gostaríamos de fazer um breve resumo sobre os objetivos mais importantes do Marketing que passam por:

Objetivos do Marketing

  • Vender Mais

É um dos principais objetivos do Marketing para o tecido empresarial. Cabe ao Marketing a preparação de estratégias que vão de encontro às necessidades dos clientes e aumentem as vendas para as empresas.

  • Fidelização de Clientes

As empresas devem manter-se próximas dos clientes de forma a que estes não se esqueçam da marca e que voltem a comprar mais vezes, afinal é mais fácil manter um cliente, do que angariar um novo.

  • Aumento da Visibilidade

Um dos objetivos passa também por aumentar a visibilidade da marca e dos seus produtos/serviços. No entanto,  as estratégias devem sempre ser focadas nas personas certas, ou seja, aquelas que têm mais probabilidades de se tornarem clientes.

  • Construir Relacionamentos

Ao estabelecer  laços com os seus públicos (clientes, parceiros, colaboradores, etc.), uma empresa consegue fortalecer a sua marca. Assim, as vendas e a fidelização serão consequência desse processo.

  • Educação do Mercado

Através de produção de conteúdos para um blog, matérias para publicações como jornais e revistas, redes sociais e outros canais, cria-se autoridade para uma determinada marca, ao mesmo tempo que se educa os consumidores sobre os produtos/serviços que se oferecem. Aqui a intenção, passa não por vender diretamente o produto/serviço, mas sim por demonstrar como poderá ser útil para quem o utilizar.

Após a introdução sobre os objetivos mais importantes, vamos passar ao artigo sobre o Curso Online de Formação Profissional!

 

Porque é que os cursos online têm tanta procura?

Na óptica dos formandos, com o avanço da tecnologia e com a quantidade de opções que há no mercado, as pessoas perderam a desconfiança de há alguns anos atrás, e renderam-se à comodidade de aprenderem ao seu próprio ritmo, no local que escolherem, para além das novas possibilidades de carreiras que foram surgindo no mercado de trabalho (TIC, Marketing Digital, Youtuber, Influencer, etc.). As pessoas têm acesso a conteúdos de qualidade a preços bem mais baixos do que os, normalmente, cobrados por instituições de ensino tradicionais.

Já para os formadores, há vantagens em criar um curso online, como por exemplo, para gerarem lucro ou para obter autoridade numa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Experiência versus Diploma

O mercado de trabalho passou a valorizar mais a experiência prática em determinada matéria/área de conhecimento do que propriamente em o candidato ter um diploma académico. Por isso, há muitas pessoas com cursos superiores a procurarem cursos online a fim de complementarem os seus conhecimentos com recursos mais práticos que lhes permitam entrar no mercado de trabalho ou ascender a novas profissões mais remuneradas.

 

Início do Projeto do Seu Curso Online

Sem querer de forma alguma desanimá-lo, mas sim incentivá-lo a dar o seu melhor, começo por dizer-lhe que existe uma forte concorrência entre os cursos online de índole profissional em quase todas as áreas, pelo que terá que ter em mente que o seu curso deverá ter muita qualidade e que consiga, até, superar as expetativas dos formandos. Para conseguir alcançar os seus objetivos, siga as fases abaixo indicadas:

 

1 – Planeamento

 

Esta fase é fundamental no seu projeto de e-learning e conta com as seguintes etapas:

A)    Escolha do tema do seu Curso Online

Sobre é que é que vai dar formação? É fundamental saber dar resposta a esta questão, pois dela dependerá o restante planeamento.

B) Faça uma Pesquisa de Mercado

O mercado dos cursos online varia consoante as áreas. Por isso, após ter decidido qual o tema do seu curso online faça uma pesquisa sobre o total de pessoas que procura por esse tipo de curso, quem são os “players” e as suas quotas de mercado, se possível. Tente obter o máximo de informação possível.

C) Concorrência

Aprofunde o conhecimento sobre os seus concorrentes, se possível, tente saber quais são os seus métodos de ensino, que tipo de materiais pedagógicos utilizam, quanto custa o seu curso, etc. Este tipo de informação vai ajudá-lo a diferenciar-se dos mesmos quando fizer o seu posicionamento junto do seu público-alvo.

D) Características do Curso Online

Defina as características do curso profissional, nomeadamente:

  1. Duração: Duração total do curso; Duração de cada aula;
  2. Formato: o curso será só em vídeo ou também em email?
  3. Nível do Ensino: qual é o nível dos destinatários do curso? Principiantes; Intermédios; Avançados?

As respostas a estas questões darão origem à produção de conteúdos apropriados, cronogramas e estrutura, e precisam de ser decididos de acordo com os objectivos e com os recursos financeiros disponíveis.

 

E) Estrutura

Tendo, neste momento, o esqueleto do curso feito, poderá definir qual a estrutura para a sua preparação, como a seguir indicado:

  • Estrutura física: há necessidade de alugar equipamento ou espaço para produzir o curso? Terá de contratar profissionais de vídeo, por exemplo?
  • Tempo de produção: quanto tempo levará a preparar o material pedagógico necessário?

 

F) Canais de Divulgação

Deve ter em mente que poderá utilizar os seguintes canais: redes sociais; email marketing; e conteúdos para blog. Estes canais devem ser bem usados de forma a potenciar ao máximo a sua comunicação.

 

2 – Execução

Terminada a fase do planeamento, passamos à fase da execução que determinará como o produto final será e, naturalmente, o seu potencial de lucro. O seu curso online precisará de força para continuar a gerar resultados muito depois do seu lançamento e, como dissemos logo no início, isso só será possível se tiver qualidade.

Para os vídeos é essencial que elabore um guião de cada aula para que, antes mesmo da gravação, já saiba o que vai fazer. Terá de escrever o que irá dizer para que tudo corra na perfeição. É importante seguir o guião a fim de dar um ar profissional às aulas.

 

3 – Divulgação

Infelizmente, nem sempre ter um bom produto é garantia de sucesso, há que fazer uma excelente divulgação para se conseguir chegar às pessoas certas e, assim, conseguir gerar vendas.

O primeiro passo, é criar um blog e ter bons conteúdos. Não precisa de esperar por ter o curso de formação profissional pronto para começar o blog, pode dar início enquanto o cria, gerando alguma expectativa no seu público que pode funcionar como um gatilho.

Se já tiver uma base de e-mails use-a para dar a conhecer o seu curso online, se não tiver o seu blog poderá funcionar como uma forma de captar assinantes através de um formulário ou newsletter. O email marketing apresenta um excelente índice de conversão no Marketing Digital, por isso não deixe de usá-lo.

Aposte igualmente em links patrocinados, que são uma boa opção aquando do lançamento do curso e-learning, visto que acelera os resultados enquanto ainda tem pouca visibilidade e nenhumas (ou poucas) recomendações.

Por último, use as redes sociais, pois são muito importantes para a divulgação do seu curso online. Foque-se nas redes sociais onde o seu público-alvo está mais presente, pois assim terá um índice mais alto de conversão.

 

4 -Vendas

Chegado aqui, crie chamadas à ação para os seus conteúdos no seu blog, redes sociais e site, mantendo (ou aumentando) assim as vendas e mantendo o interesse da audiência nos conteúdos que fez.

Utilize também depoimentos de formandos satisfeitos, ou apoio de influenciadores a fim de gerar conversões, para conseguir mais vendas.

Também pode oferecer algumas aulas gratuitas, para que os eventuais alunos possam experimentar antes de optarem por comprar o curso completo.

 

5 -Fim do Lançamento do Curso Online

Esperando que as vendas estejam a correr melhor do que o esperado, não é hora de parar! Há que medir os resultados e verificar se há necessidade de fazer reajustes ou melhorias.

Proceda, se for o caso, à atualização de material pedagógico se for necessário, pois isso é muito importante.

A seguir, faça o lançamento de novas edições do curso atualizado!

 

Parabéns!

 

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