O mercado da Saúde, em Portugal, abrange uma grande área de cuidados e destaca-se pela competitividade nos diversos segmentos. Não são só os cidadãos portugueses que usufruem do excelente serviço de saúde, mas é também procurado por estrangeiros, aliando as características turísticas do país à elevada qualidade na saúde.
O sistema de saúde possui uma componente pública e outra privada, complementando-se entre si. Pela qualidade do sistema de saúde, e das instituições de privadas e dos hospitais portugueses, das clínicas médicas e dentárias e bem-estar, incluindo os seus médicos e enfermeiros e todo os técnicos especializados, bem como todas as infraestruturas e equipamentos, Portugal tem um posição privilegiada no mercado pelos serviços que presta.
Inbound Marketing e Empresas/Profissionais da Área de Saúde
Só muito recentemente é que as empresas na área da saúde começaram a perceber a importância do Inbound Marketing não só para a angariação mas também retenção dos clientes/pacientes.
Hoje em dia, as pessoas tendem a procurar informação na Internet sobre clínicas e profissionais de saúde, antes de se telefonarem para saberem mais informações ou até mesmo para agendarem uma consulta. Afinal, as decisões sobre a saúde não são fáceis de tomar e implicam não só despesas financeiras, mas outros critérios como a reputação e a informação disponível online.
Assim, dentro deste contexto a chave para uma estratégia sólida de Inbound Marketing passa por desenvolver uma mensagem perfeita para a sua marca e garantir que seja claramente veiculada em todas as plataformas.
Para a prática médica, liderar com empatia é a melhor forma para se posicionar junto do seu público-alvo. Vender a qualquer cliente, em qualquer setor, através de mensagens emocionais é extremamente eficaz. Mas é especialmente infalível no setor da saúde. É importante para um paciente em potencial sentir que um profissional de saúde sabe de onde ele vem e como se sente.
Numa estratégia de Inbound Marketing, um website é uma peça fucral. Tem de ser agradável à vista e moderno, mas também de ser rápido e de navegação intuitiva. O layout deve ser fácil de navegar e todos os botões, os links devem ser visíveis e fáceis de clicar.
A UX é muito importante e geralmente é o que faz ou interrompe a conversão. Naturalmente o SEO levará as pessoas ao seu website, mas essa é apenas a primeira de muitas etapas. Se o website não for limpo e intuitivo e o conteúdo não for bem escrito, com profundidade, provavelmente não terá sucesso. Isso pode significar que os esforços de SEO e publicidade serão um desperdício.
O website também terá que estar otimizado para dispositivos móveis uma vez que as pessoas os utilizam cada vez mais para aceder à Internet.
Naturalmente, o website é apenas o começo de um conjunto de ações que o Inbound Marketing disponibiliza para uma empresa alcançar o sucesso.
Para saber mais aceda a FNS – Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde