Os 4P’s – Como Fazer o seu Marketing Mix
Origens do Modelo Os 4Ps foram designados por Edmund Jerome McCarthy, professor de marketing, americano. O objetivo de McCarthy visava trazer para o marketing a ciência, através da sua formação como matemático e estatístico. Lançou um livro que se tornou um best seller e a mnemónica dos 4P rapidamente se tornou aceite. Como é que o Modelo Funciona Há um velho ditado que diz que o marketing significa obter o produto certo ao preço certo no lugar certo com a comunicação certa. Os 4Ps, acaba por ser uma extensão dessa visão simplista, descrevendo os quatro componentes essenciais do mix de marketing: Produtos O que uma empresa tem para vender (pode não ser um produto físico, ou seja, pode ser um serviço, ou um produto acompanhado de um serviço). Indiscutivelmente, o produto é o item mais importante do mix de marketing, pois define quem vai comprar, quanto vão pagar, quais os recursos consideram atraentes e onde poderá ser vendido. Eis as perguntas que necessitam ser respondidas para determinar se o produto é o certo para o mercado onde a empresa atua:- Quais os benefícios que o produto oferece ao cliente? Como fazer com que os benefícios resolvam os problemas do cliente?
- Que tipo de clientes são os alvos mais prováveis para o produto?
- Quais são os seus dados demográficos, os seus comportamentos, as suas atitudes e os seus Perfis psicográficos? Como seriam descritos como um segmento?
- Como o cliente usará o produto? Com que frequência será usado? Quando será substituído?
- O que o cliente faria se o produto não estivesse disponível?
- Como os clientes percebem o valor do produto? Quais são os principais benefícios que eles valorizam? Qual o valor pecuniário atribuído a cada um desses benefícios?
- Até que ponto os clientes percebem o valor da vida útil do produto (quanto tempo dura, o grau de manutenção que é necessário, possível revenda, valor, etc.)?
- Quais são os preços dos concorrentes para um produto semelhante? Até que ponto é produto considerado melhor ou pior do que os produtos dos concorrentes?
- Qual é o alcance da comunicação? Quantos clientes / potenciais os clientes serão alcançados?
- Qual é o impacto da comunicação? Até que ponto isso vai parar às pessoas em no seu quotidiano e capturar o seu interesse?
- Qual é a relevância da comunicação? É algo que o cliente está interessado? As mensagens criam impacto?
- Qual é o slogan da campanha? O que os clientes em potencial farão a seguir?
- Quais são os canais mais usados pelo cliente para este tipo do produto?
- Que penetração dos canais pode ser alcançada?
- Quais são as oportunidades para encontrar novas rotas para o mercado – ou seja, alternativas aos canais?
- O que cada uma das organizações do canal exige em termos de margem e suporte de serviço?
- Como o produto se destacará em relação aos produtos concorrentes no canal? Deve ficar claro do que foi dito acima que os 4Ps não se destinam a qualquer pessoa; eles são direcionados especificamente a um público-alvo.
- Pessoas: argumenta-se que, em muitas empresas, as pessoas são uma parte crítica da oferta. Elas fazem o produto. Elas vendem o produto e criam relacionamentos com os clientes. Elas fazem a manutenção do produto e entregam-no. Lidam ainda com inquéritos e problemas. As pessoas são uma componente essencial em qualquer certa.
- Processo: o processo pelo qual o produto é feito faz parte da oferta. As empresas têm outros processos que são relevantes para os clientes, como a forma como lida com consultas, realiza verificações de crédito, lida com reclamações, etc. Tudo isso faz parte da oferta.
- Evidência física: em algumas situações, o ambiente físico é uma parte importante da oferta. Isso seria especialmente o caso de um supermercado onde a largura dos corredores, o layout da loja, as cores, os cheiros e o ambiente do local podem ter uma grande influência sobre a publicidade.
- O novo produto atende melhor às necessidades dos clientes do que os produtos existentes?
- Quantos são os recursos e benefícios do novo produto avaliados relativamente aos produtos existentes?
- O novo produto se encaixará na cadeia de distribuição ao lado dos produtos existentes?·
- Qual será a comunicação necessária para lançar o novo produto?
- Onde o produto se compara a produtos concorrentes que já estão disponíveis?
- No novo mercado ou no novo segmento, quanto as pessoas pagarão pelo produto?
- Que canal de mercado terá sucesso no novo mercado?
