Otimizar um Website B2B para Gerar mais Leads

A taxa de conversão é a relação entre o número de utilizadores que visitaram um website versus a quantidade deles que realizaram uma das ações propostas nessa página de Internet. Assim, quanto maior for a taxa de conversão, melhor, e quanto mais leads a sua empresa conseguir gerar através do seu site a probabilidade de vir a conquistar clientes aumenta. Para o seu website melhorar esse número, precisa concentrar-se na experiência do utilizador. Apresentamos algumas sugestões, seguidamente:

 

Otimização do UX

Levar em conta a experiência do utilizador (UX) é um item essencial  na elaboração de de um projeto de webdesign de sucesso. Ao projetar websites com uma abordagem “centrada no utilizador”, devemos considerar as melhores práticas da UX, juntamente com dados e pesquisas sobre bases de clientes da empresa para a qual se está a desenvolver a página de Internet. Desde a definição clara da arquitetura de informação, até à apresentação de “call to action” e o mapeamento da jornada do consumidor através do website, este pode tornar-se uma verdadeira máquina de geração de leads qualificados.

 

Implementação de Testes A/B

Fazer testes de cores utilizando o Teste A/B, “call to action”, “disposição de elementos na barra de navegação, imagens e layout para verificar qual é a versão que melhor funciona para determinado público-alvo, é uma mais valia. Criando-se uma jornada do consumidor adaptada a esse público-alvo, aumentar-se-á a taxa de conversão e, consequentemente, o número de leads gerados, nas campanhas que forem levadas a cabo.

 

Construção de uma Imagem Fidedigna através do Design

Um website que tenha sido desenvolvido no anos 90 não tem as mesmas funcionalidades, nem design gráfico que tem um desenvolvido já no Séc. XXI. Desde logo, o uso alargado dos telemóveis a todas as franjas da população e os hábitos de consumo, fez com que as consultas por produtos/serviços passassem a ser feitos através de smartphones, mesmo antes de uma visita presencial a uma loja. Daí a importância de um site estar optimizado para ser visualizado em vários ecrãs. Transmitir aos utilizadores que a sua empresa não parou no tempo, também gera credibilidade e confiança. Use logótipos de qualidade e recursos gráficos, como fotografias também de boa resolução.

 

Utilização de Landing Pages para captar dados dos Utilizadores

A utilização de Landing Pages (páginas de conversão) é uma forma eficaz de conseguir obter dados dos utilizadores para determinada ação do seu interesse.  Seja criativo e abstenha-se do mais do que batido  “Entre em contato conosco para mais informação”, na altura de pedir dados dos seus utilizadores. Utilize como chamariz, webinars, vídeos, e outras ações mais apelativas e menos vistas, junto dos seus formulários. Se possuir um software de automatização de marketing, estas ações ser-lhe-ão valiosas na construção (e manutenção) do relacionamento com os potenciais leads.

 

O webdesign e o desenvolvimento de websites para empresas B2B é uma das nossas especialidades. Entre em contato connosco, hoje mesmo, para falarmos do seu novo projecto, sem qualquer compromisso!