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Landing Pages – AIDA

Landing Pages – AIDA

Landing Pages

Uma Landing Page (ou Página de Conversão) é uma das ferramentas mais importantes para a maior parte das estratégias de Marketing Digital. É uma página de Internet cujo objetivo é  produzir a conversão pretendida. Uma Landing Page (LP) possui menos elementos do que uma página de Internet dita “normal” (normalmente é só uma página), visto que o seu prosósito é unicamente conseguir a conversão. Mas afinal, o que é a conversão? A conversão consiste em que um visitante de ao visitar o site de uma empresa faça uma determinada ação como preencher um formulário, realizar um teste, efetuar uma compra, etc.

 

Entender o Processo de Conversão

Provavelmente a mais antiga mnemónica de Marketing. AIDA descreve os passos que conduzem a uma comunicação bem sucedida: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.  Estes quatropassos, originam um ciclo em Marketing Digital, pelo qual os visitantes passam antes da conversão. Além disso, o design de uma Landing Page tem que ter em conta cada um dos passos referidos.

  • Captar a Atenção

Numa Landing Page, o que mais deve chamar a atenção neste passo é o conjunto constituído pelo título, subtítulo e imagem.

  • Manter o Interesse

Neste passo, mais do que atrair a atenção, é necessário despertar o interesse do visitante, uma vez que ele já viu a oferta e deve estar a questionar-se se é a oferta corresponde ao que está à procura. Também procura mais informação a fim de perceber se as ofertas enunciadas realmente lhe interessam. Aqui o texto descritivo da oferta é muito importante e deve ser composto por parágrafos curtos com bullets dando destaque aos benefícios.

  • Despertar o Desejo

Partindo do princípio que o visitante gostou do que a empresa tem para lhe oferecer, coloca-se-lhe a questão da confiança: será que a empresa vai agir conforme o prometido? Os indicadores de prova social farão aqui a diferença, uma vez que podem comprovar o grau de confiabilidade, através do número de seguidores nas redes sociais, do número de compartilhamentos, da política de privacidade, de depoimentos de clientes, etc., que irão reformar que os dados pedidos na Landing Page não serão usados para fins menos próprios.

  • Obter Ação

Chegamos ao último passo, o do preenchimento do formulário e ao clique no botão de envio do mesmo. Aqui a ideia é simplificar, não usando formulários muito extensos para a oferta que está em causa, não pedir informações de carácter sensível e outras desnecessárias para aquele momento de jornada de compra.

 

Estratégia Marketing Digital vs LP

Numa estratégia de Marketing Digital, as empresas podem utilizar diversas plataformas onde colocam anúncios, publicam conteúdos e marcam a sua presença, mas normalmente as mesmas são direcionadas para uma Landing Page a fim de conseguir a conversão.

Assim, percebe-se a importância das Landing Pages porque conseguem, de uma forma objectiva, medir os resultados alcançados pela estratégia de Marketing Digital planeada.

Como vimos, como qualquer ferramenta de Marketing Digital, nada é perfeito, mas existem itens que são considerados fundamentais numa Landing Page, concretamente:

  • Os títulos e subtítulos descritivos;
  • Formulário de contacto com número de campos adequado;
  • Call-to-action (CTA;
  • Imagens atrativas.

Qualquer Landing Page deve possuir estes elementos, estrategicamente colocados e desenhados a fim de converter o visitante em cliente.

Redator Imarketing

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