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Publicidade Paga e Links Patrocinados

Publicidade Paga e Links Patrocinados

A maior parte dos empresários quando começam com o Marketing Digital tendo em mente alavancar os seus negócios, demonstram receio em investir dinheiro em publicidade paga e não conseguirem ter resultados num curto prazo. Tentaremos neste post tirar algumas dúvidas sobre o que são os Links Patrocinados e a Publicidade Paga.

Para começar, de nada vale ter um produto/serviço fantástico se a sua distribuição não chega ao público que lhe interessa. Ainda mais se se tratar de Inbound Marketing, pois  o elevado número de conteúdos na Internet em geral, excede largamente a capacidade de qualquer ser humano conseguir abarcar toda a informação. Assim,  não podemos deixar ser apenas o alcance orgânico das nossas publicações a ditar as regras, temos que tomar a rédea da situação para mais facilmente atingirmos os nossos objectivos.

Seguidamente, listamos as vantagens da publicidade online paga, a distribuição  de publicidade online paga através da metodologia adoptada pelo Inbound Maketing, bem como algumas práticas para calcular o ROI das campanhas:

Vantagens da Publicidade Online Paga

A Publicidade Online paga é uma ajuda na promoção do seu conteúdo, porque chega aos seus potenciais leads mais rapidamente, trazendo até si quem, talvez, não conseguisse alcançar de uma forma orgânica. Para além desta vantagem, exitem outras, tais como:

 

  • Gerar Tráfego

Através de Publicidade Paga, os anúncios online são clicáveis, assim pode direccioná-los para um potencial cliente que demonstre interesse pelos mesmos numa determinada página do seu site ou num post da sua empresa. Claro que mais visitantes acederão ao site/blog da empresa, gerando mais tráfego, e ainda criando a hipótese desse público se interessar por outros conteúdos da empresa que entretanto for visualizar.

 

  • Investimentos Flexíveis

Uma das grandes preocupações das PME, com orçamentos pequenos passa por terem orçamentos muito limitados para investir em Publicidade Paga devido ao investimento que possuem para o Marketing. Mas, essa questão não se coloca, visto que os anúncios online são para todos os tipos de empresas, mesmo para aquelas como orçamentos muito limitados, visto que com pouco dinheiro, uma empresa consegue impulsionar os seus conteúdos para começar a ter resultados. Naturalmente, que quanto mais investir, maior será o alcance, mas esse poderá crescer consoante os resultados forem aparecendo.

 

  • Aumento de Visibilidade

Através de um anúncio online, ou seja, da Publicidade Paga, as possibilidades de uma pessoa com um perfil para fazer uma compra com a sua empresa, são bastante maiores. Imagine que essa pessoa está apenas a fazer pesquisas ou a visitar algum site e depara-se com o seu anúncio e fica interessada.

 

  • Resultados mais Rápidos

Passadas poucas horas depois de colocar um anúncio online, através da Publicidade Paga, já é possível ver os resultados. Também pode cancelar uma campanha ou investir mais caso esteja a ter um bom desempenho.

 

  • É Fácil Medir Resultados

Se colocar um outdoor, por exemplo, pode até ter uma ideia de quantas pessoas o viram, mas não com precisão. Tal já não acontece com os anúncios online, através da Publicidade Paga, em que se consegue medir todos os resultados, como o número de visualizações, cliques e visitas.

 

  • Maior Possibilidade de Segmentação

Depois de definir a sua persona, a segmentação dos seus anúncios será bem mais eficaz.

 

Glossário Relâmpago de Publicidade Online Paga

  • CPC: Custo por clique – é a forma usada para facturar pela exibição dos anúncios.
  • CTR: Click Through Rate ou Taxa de Clique – é a quantidade de vezes que um anúncio foi clicado, dividindo pela quantidade de vezes que foi exibido.
  • CPA: Custo por Aquisição – é a média da verba de publicidade online utilizada para realizar uma conversão.
  • Impressões: O número de vezes que o anúncio foi exibido.
  • Conversão: É a acção esperada de um utilizador com o anúncio (compra de um curso, preenchimento de uma Landing Page ou a visualização de um vídeo, por exemplo).

 

Distribuição de Publicidade Paga Online – Metodologia Inbound Marketing

A primeira coisa a fazer para fazer uma campanha de distribuição de conteúdo pago, passa por definir a sua persona. Verificará que muitos canais de distribuição possuem uma grande capacidade de segmentação de formas diferentes de alcançar públicos específicos, pelo que a sua empresa deve criar a sua segmentação tendo em conta a sua persona.

Assim que a campanha de Publicidade Paga for iniciada, meça os resultados para verificar as respostas do seu público-alvo ao seu anúncio. Vá nutrindo a sua estratégia de marketing de conteúdo tendo em conta essas informações, para tornar a campanha mais eficaz.

 

Formatos de Publicidade Online – Estratégia de Inbound Marketing

Passamos a listar alguns dos formatos existentes a fim de ter um ideia de onde pode começar:

 

  • Links Patrocinados (PPC – Pay Per Click)

Os links patrocinados são os conteúdos que aparecem em destaque na parte superior do seu monitor, no Google, quando procura por alguma palavra-chave.

Esses anúncios colocam a sua empresa numa posição de destaque nos resultados das buscas do Google, que talvez não alcançasse com uma procura orgânica.

Cria-se uma campanha de Link Patrocinado através do Google AdWords e a direcciona-se para o público-alvo da sua empresa através de segmentação.

Para que o seu anúncio através de links patrocinados atinja os seus objectivos, são necessárias algumas acções, como definir as palavras-chave iniciais e o horário, tempo e local de abrangência da campanha. Também é deveras importante acompanhar o desempenho da campanha e ir fazendo ajustes, caso sejam necessários (para isso, analise os relatórios com as amostras completas do comportamento da campanha).

 

  • Remarketing

Esta acção é muito importante para alcançar os potenciais clientes que visitaram o site da sua empresa. Através do remarketing o anúncio aparece noutros sites que esse potencial cliente acede, fazendo-o relembrar dos produtos ou serviços da sua empresa.

Para usar o remarketing, a sua empresa pode gerar uma tag com o Google AdWords ou com o Facebook Ads e adicioná-la ao site da sua empresa. Depois basta definir listas específicas de remarketing para cada página visitada. Assim, quando esse potencial cliente aceder a essa página do site da empresa, ele entra para a lista automaticamente.

 

  • Anúncios em Redes Sociais

Presentemente as redes sociais são os canais online mais acedidos  e onde, geralmente, se concentra uma enorme quantidade de potenciais clientes. Tal como o relacionamento e as postagens em cada uma das redes sociais é tido em consideração, a definição dos seus públicos e os seus perfis, com os anúncios pagos é exactamente a mesma coisa.

 

Calcular o ROI nas Campanhas de Publicidade Online

 

Jornada de Compra: Estar em cada etapa de compra do seu potencial cliente

Acontece amiúde, principalmente em mercados B2C, que as empresas iniciem uma campanha Publicidade Paga online a oferecer directamente os seus produtos/serviços com o objectivo de medir, de uma forma rápida, o retorno sobre o investimento (ROI) e recuperar logo cada euro investido. Mas, na prática não funciona bem assim. Ou seja, ao começar um negócio um negócio do zero, sem reconhecimento da marca, etc. as vendas não acontecem logo.

Deverá, então, a empresa fazer o mapeamento dos pontos de contacto na Jornada de Compra e descobrir onde deve impactar o seu potencial cliente. Por exemplo, as pessoas que passam pela página de preços tendem a tornar-se  mais facilmente clientes, então esse ponto de contacto deverá ser marcado como uma grande oportunidade.

Chegado aqui, deve estar a perguntar-se: “ como saberei se o utilizador visitou a página de preços?”. Hoje em dia, há quase de tudo no mercado, e sim, também há ferramentas que mapeiam as páginas que cada utilizador visita.

Redator Imarketing

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