Bem vindos ao nosso blog!

O nosso objectivo é partilhar convosco o nosso conhecimento na vasta área do Marketing Digital, Inbound Marketing e Content Marketing, e interagir também através dos vossos comentários. Obrigado por estarem desse lado.

Vantagens das Redes Sociais para as Empresas

Vantagens das Redes Sociais para as Empresas

De uma forma simplista podemos dizer que as Redes Sociais, no mundo virtual, são websites e aplicativos que permitem que pessoas e empresas partilhem informações entre si.

Quando mencionamos as redes sociais, imediatamente nos vem à memória o Facebook,  o Pinterest, o Twitter, o Linkedin ou aplicativos, como o Instagram, o Snapchat, etc.

A utilização das Redes Sociais foi adoptado em todo o mundo e presentemente faz parte do quotidiano das pessoas. Assim, tornou-se um espaço apetecível para as marcas e empresas marcarem a sua presença a fim de interagirem com os seus potenciais Clientes, elencando variadíssimas possibilidades, tais como:

 

    • Partilha da Visão Empresarial: as redes sociais permitem partilhar a missão, visão, valores e política da empresa, criando laços com os Clientes ou potenciais clientes;
    • Permitem Personalizar a Mensagem e a Interacção com o Cliente: é possível criar um relacionamento muito mais eficaz e directo com cada Cliente ou potencial cliente, já que a empresa pode resolver problemas e/ou descobrir novas informações;
    • Possibilitam a Segmentação do Público: ao fazer uma publicação, é possível segmentar os seus posts, tendo em conta as características da audiência;
    • Permitem-lhe Saber Mais sobre Cada Um dos Seus Clientes: as pessoas partilham os seus interesses, gostos e outras informações que podem ser preciosas para as empresas usarem na altura de comunicarem das suas persona;
    • Possibilitam a Venda de Produtos/Serviços: da mesma maneira que é possível relacionar-se com o público através das redes sociais, também é possível utilizá-las para vender os seus produtos/serviços;
    • Permitem Criar um Ambiente Controlado pela Marca: independentemente de quem é o seu público, estará com certeza em alguma Rede Social;
    • Possibilidade de Divulgação para Empresas com Baixos Orçamentos Publicitários: contrariamente ao que acontece nos meios ditos tradicionais, anunciar nas Redes Sociais possui um custo mais baixo, além da vantagem de que na Internet é muito mais fácil medir os resultados das campanhas;
    • Informações em Tempo Real: as Redes Sociais são um meio privilegiado para se comunicar mensagens sobre a marca com carácter urgente. Isso é muito importante no caso de uma gestão de crise, em que há necessidade que a marca tome uma posição rapidamente evitando danos maiores para a sua imagem.

As Redes Sociais mais Usadas Presentemente

Facebook

É a Rede Social mais conhecida e usada no mundo, para além de ser a mais completa. É uma boa rede para fazer negócios, conhecer pessoas, manter relações pessoais com amigos, informar-se sobre o que se passa no mundo, divertir-se, debater, etc.

Para as empresas, é impossível não contar com o Facebook como seu aliado numa estratégia de Marketing Digital, seja para fazer negócios, atrair tráfego ou relacionar-se com os seus Clientes actuais ou potenciais.

Instagram

O Instagram foi a primeira Rede Social para acesso através do telemóvel, apesar de hoje em dia já ser possível acompanhar as actualizações em desktop.

É uma rede social onde é feita a partilha de fotografias e de vídeos entre os utilizadores, também com a possibilidade de uso de filtros.

Linkedin

O Linkedin é a maior rede social institucional que existe, presentemente. É bastante parecida com as redes ditas de relacionamento, mas a diferença é que baseia-se em contactos profissionais, ou seja, em vez de amigos, existem conexões. Também é usado por muitas empresas para fazerem o recrutamento a nível de Recursos Humanos, para troca de experiências, bem como outras actividades de índole institucional.

Twitter

O Twitter presentemente é usado pelos utilizadores para comentarem e debaterem o que estão a ver na TV, para postarem comentários sobre notícias, jogos de futebol e outros programas.

WhatsApp

Praticamente toda a gente que tem um smartphone tem o WhatsApp instalado.

Youtube

O Youtube é, presentemente, a principal rede social de vídeo online, com mais de 500 milhões de vídeos visualizados por dia.

Pinterest

O Pinterest é uma Rede Social que funciona como um “mural de referências”. Pode criar pastas para guardas os conteúdos do seu interesse, fazer upload de imagens, bem como colocar links para URLs externas. Uma das suas particularidades é o uso de infográficos.

Redator Imarketing

Os comentários estão fechados.