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A Sua Empresa Vai Vender Mais
MARKETING DIGITAL PARA PME
As Pequenas e Médias Empresas (PME) precisam de se expandir no mercado nacional e internacional, para se manterem operacionais. Por isso, as mais competitivas estão a aderir ao Marketing Digital, dado reconhecerem na Internet um lugar privilegiado para a comercialização dos seus produtos/serviços, traduzindo-se numa maior competitividade em mercados globais que só estavam ao alcance das multinacionais.
Para conseguir atingir os seus objetivos, as PME têm vindo a apostar em ferramentas online que facilitem a comunicação entre com os seus diversos públicos, recorrendo a estratégias de Marketing Digital.
Já é usual as PME apresentarem sites optimizados para os smartphones, bem como páginas ativas nas redes sociais e newsletters profissionais.
O Marketing Digital, quando bem aplicado, não tem custos muito elevados e as PME ganham uma posição vantajosa relativamente aos concorrentes.
MARKETING DIGITAL VS MARKETING TRADICIONAL
O Marketing Digital distingue-se do marketing tradicional, de uma forma geral, pela interatividade permitida pela Web 2.0. que serviu como um meio de ligação e interação entre os seus utilizadores.
A comunicação deixou de processar-se no sentido unilateral – era somente as empresas a comunicar com os seus públicos através dos seus sites estáticos -, e passou a ser bilateral, com as organizações e os clientes a comunicarem entre si através de diversas plataformas online, como as redes sociais, por exemplo.
Acresce a essa interatividade que os públicos podem fazer chegar a sua “voz” estando em qualquer canto do mundo, bem como influenciar a compra de produtos/serviços de outros utilizadores, dado que comentam online sobre as suas experiências, recomendando ou não uma determinada marca.
O Marketing Digital assume um papel importante para as empresas porque as pessoas utilizam, cada vez mais a Internet como meio de informação, no seu processo de compra de um produto/serviço.
As empresas não devem entender esta nova forma de comportamento dos consumidores como uma ameaça aos seus negócios, mas sim com uma oportunidade para aumentar a comunicação com os seus públicos, de uma forma mais personalizada e mais eficaz, pois as vantagens são para ambos: as empresas conseguem desenvolver peças de marketing variadas a um custo vantajoso e com um alcance enorme; os clientes comodamente, nas suas casas conseguem aceder a toda a informação, com um simples clique no rato.
O Marketing Digital, a fim de alcançar os objetivos definidos nas várias estratégias escolhidas, pode usar vários canais, tais como: sites, blogues, Search Engine Optimization (SEO), SEM (Search Engine Marketing), Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Whatsapp, Tik Tok…), E-mail Marketing, Landing Pages e Customer Relationship Management (CRM). Quer saber como fazer uma estratégia de Marketing? Aceda ao nosso artigo Desenvolvimento de uma Estratégia de Marketing Digital
Vantagens para as Empresas
Através do Marketing Digital, as empresas, têm acesso a variada informação sobre os utilizadores, chegando a conhecer as suas preferências, seguindo-os através dos seus cliques em determinada páginas do site, por exemplo.
Também as bases de dados são fundamentais para se obter uma boa segmentação, uma vez que primeiro analisa-se o utilizador para depois se chegar a ele.
O Marketing Digital também faculta às empresas o poder de explorar novos mercados, quer a nível nacional, quer internacional, a custos reduzidos, utilizando as ferramentas disponíveis, como webinars, blogs, vídeo marketing, etc.
Não menos importante, torna-se mais vantajoso para as empresas, através das várias métricas do Marketing Digital, acompanharem se as suas estratégias estão a atingir os objetivos previstos e fazer os reajustes necessários, em tempo real e sem grandes custos envolvidos.
Muitas empresas nas suas estratégias de Marketing Digital também estão a apostar em lojas online, como complemento do espaço físico que já dispõem, dado os tempos conturbados que estamos a atravessar.
Se quiser saber mais, aceda ao artigo do nosso blog Marketing Digital – Vantagens para as Empresas
Com o Marketing Digital a sua PME vai vender mais!
Execução das Estratégias de Marketing Digital
Qualquer estratégia definida pela PME, de Marketing Digital, deve ser levada a cabo de forma pensada, avaliando mensalmente os ajustes que devem ser feitos consoante os dados que vão sendo recolhidos.
Quanto mais a sua PME trabalhar o seu Marketing Digital mais consolidará a sua presença online e, consequentemente, maior retorno irá tendo com os conteúdos que se forem publicando, com a lista de contacto que tenderá a crescer e com a audiência com um maior engajamento. O sucesso será garantido!
Nota: Aceda ao nosso Blog para saber como fazer um Plano de Marketing Digital