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A Sua Empresa Vai Vender Mais

MARKETING DIGITAL PARA PME

As Pequenas e Médias Empresas (PME) precisam de se expandir no mercado nacional e internacional, para se manterem operacionais. Por isso, as mais competitivas estão a aderir ao Marketing Digital, dado reconhecerem na Internet um lugar privilegiado para a comercialização dos seus produtos/serviços, traduzindo-se numa maior competitividade em mercados globais que só estavam ao alcance das multinacionais.

Para conseguir atingir os seus objetivos, as PME têm vindo a apostar em ferramentas online que facilitem a comunicação entre com os seus diversos públicos, recorrendo a estratégias de Marketing Digital.

Já é usual as PME apresentarem sites optimizados para os smartphones, bem como páginas ativas nas redes sociais e newsletters profissionais.

O Marketing Digital, quando bem aplicado, não tem custos muito elevados e as PME ganham uma posição vantajosa relativamente aos concorrentes.

MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital distingue-se do marketing tradicional, de uma forma geral, pela interatividade permitida pela Web 2.0. que serviu como um meio de ligação e interação entre os seus utilizadores.

A comunicação deixou de processar-se no sentido unilateral – era somente as empresas a comunicar com os seus públicos através dos seus sites estáticos -, e passou a ser bilateral, com as organizações e os clientes a comunicarem entre si através de diversas plataformas online, como as redes sociais, por exemplo.  

Acresce a essa interatividade que os públicos podem fazer chegar a sua “voz” estando em qualquer canto do mundo, bem como influenciar  a compra de produtos/serviços de outros utilizadores, dado que comentam online sobre as suas experiências, recomendando ou não uma determinada marca.

O Marketing Digital assume um papel importante para as empresas porque as pessoas utilizam, cada vez mais a Internet como meio de informação, no seu processo de compra de um produto/serviço.

As empresas não devem entender esta nova forma de comportamento dos consumidores como uma ameaça aos seus negócios, mas sim com uma oportunidade para aumentar a comunicação com os seus públicos, de uma forma mais personalizada e mais eficaz, pois as vantagens são para ambos: as empresas conseguem desenvolver peças de marketing variadas a um custo vantajoso e com um alcance enorme; os clientes comodamente, nas suas casas conseguem aceder a toda a informação, com um simples clique no rato.

O Marketing Digital, a fim de alcançar os objetivos definidos nas várias estratégias escolhidas, pode usar vários canais, tais como: sites, blogues, Search Engine Optimization (SEO), SEM (Search Engine Marketing), Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Whatsapp, Tik Tok…), E-mail Marketing, Landing Pages  e Customer Relationship Management  (CRM).

 

Vantagens para as Empresas

 

Através do Marketing Digital, as empresas, têm acesso a variada informação sobre os utilizadores, chegando a conhecer as suas preferências, seguindo-os através dos seus cliques em determinada páginas do site, por exemplo.

Também as bases de dados são fundamentais para se obter uma boa segmentação, uma vez que primeiro analisa-se o utilizador para depois se chegar a ele.

O Marketing Digital também faculta às empresas o poder de explorar novos mercados, quer a nível nacional, quer internacional, a custos reduzidos, utilizando as ferramentas disponíveis, como webinars, blogs, vídeo marketing,  etc.

Não menos importante, torna-se mais vantajoso para as empresas, através das várias métricas do Marketing Digital, acompanharem se as suas estratégias estão a atingir os objetivos previstos e fazer os reajustes necessários, em tempo real e sem grandes custos envolvidos.

Muitas empresas nas suas estratégias de Marketing Digital também estão a apostar em lojas online, como complemento do espaço físico que já dispõem, dado os tempos conturbados que estamos a atravessar. 

Se quiser saber mais, aceda ao artigo do nosso blog Marketing Digital – Vantagens para as Empresas

Com o Marketing Digital a sua PME vai vender mais!

Execução das Estratégias de Marketing Digital

Qualquer estratégia definida pela PME, de Marketing Digital, deve ser levada a cabo de forma pensada, avaliando mensalmente os ajustes que devem ser feitos consoante os dados que vão sendo recolhidos. 

Quanto mais a sua PME trabalhar o seu Marketing Digital mais consolidará a sua presença online e, consequentemente, maior retorno irá tendo com os conteúdos que se forem publicando, com a lista de contacto que tenderá a crescer e com a audiência com um maior engajamento. O sucesso será garantido!

Nota: Aceda ao nosso Blog para saber como fazer um Plano de Marketing Digital