A conquista de um novo cliente é, para as PME, um dos seus maiores desafios que tem que enfrentar diariamente. Os consumidores bombardeados ao longo de anos por ações de telemarketing, tornaram-se reticentes em disponibilizar os seus dados dificultando, assim, às empresas a sua obtenção e, por isso, tiveram que recorrer a outras formas menos agressivas. Para as empresas é fundamental conhecerem o comportamento e necessidades dos consumidores, a fim de desenvolverem as suas campanhas de marketing, para conseguirem leads de maneira menos intrusiva.
Inbound Marketing e Leads
Em Inbound Marketing e de uma forma genérica em Marketing Digital, entende-se por lead toda a pessoa que demonstra interesse pelos produtos/serviços de uma empresa e que tem todo o potencial em vir a tornar-se num cliente. O interesse demonstrado pela pessoa, não quer dizer, no entanto, que ela vá comprar de imediato. Cabe, assim, às empresas aproveitarem o interesse demonstrado e tudo fazerem para conquistarem essa pessoa fazendo com que ela venha a torna-se num Cliente.
A geração de leads é um dos itens mais importantes para qualquer empresa que opera em qualquer nicho de mercado. Se uma empresa oferecer aos Consumidores o que estes procuraram, desperta um interesse orgânico por parte deste pela empresa. Por isso, é tão importante uma empresa antecipar as necessidades do seu público.
Geração de Leads com Inbound Marketing
Como podem as empresas suscitar interesse do público nos seus produtos e serviços, a fim de gerar muitos leads?
- Formulário (a pessoa preenche com os seus dados e no final tem acesso ao que lhe é prometido;
- Oferta (levar a despertar o interesse da pessoa de forma a que ela faculte os seus dados pessoais, por exemplo, e-book, amostras, webinars;
- O Call-to-Action (CTA) (é uma chamada de atenção, cativando a pessoa a carregar numa imagem, por exemplo, que a leva normalmente para uma Landing Page);
- Landing Page (é uma página de Internet, normalmente, de quem carregou num CTA, tendo como propósito recolher informação das pessoas através de um formulário que oferece algo em troca).
As empresas que pretendam obter um maior número de leads, devem exibir as suas ofertas nos seus sites, blogs, nas assinaturas de e-mail, nas suas Redes Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twiter…) e campanhas de publicidade online pagas.